domingo, 16 de setembro de 2007

Turistas - o filme

Estava adiando há muito tempo esse filme,porque sabia que não ia gostar de quase nada; e estava certa. Antes de tudo, salvo a trilha sonora: Marcelo D2 de cabo a rabo, no maior estilo hip- hop com samba. E talvez essa seja a única vertente que conseguiram captar do que é realmente o Brasil...Sim,nós sabemos os erros e as falcatruas que existem aqui, os opostos, as contrariedades...E ai, até me contenho pra ser menos ufanista do que eu era há uns 2 anos atrás.
Mas o que mostra durante o filme INTEIRO é a crueldade, o "tudo por dinheiro" que os brasileiros têm quase como instintivo. Fora a sexualidade, porque aqui nós somos, temos e só usamos a banana. É, as mulheres se jogam nos turistas pelo dinheiro, e os homens abusam das inocentes loiras americanas. Não sabiam desse lado? E Floripa é o paraíso, só galera de gene bonito, puxado pros olhos azuis e pra pele branquinha.
Os cortes de cena remetem ao filme "Jogos Mortais", mostrando em seqüência o olhar aflito da loira, sua barriga sendo aberta com um bisturi, o olhar cruel do médico ralé que se vinga no mercado da venda de órgãos.
Durante muito tempo, o filme tem luz baixa, principalmente quando eles entram nas cavernas no fundo do mar. Tudo se torna mais sinistro e mais brasileiro a partir daí.
No fim das contas, morrem 3 turistas sem rim, e a reputação do Brasil.
E tem Adriana Calcanhoto no final; se alguém me explicar o que tem a ver "Avião sem asa/Fogueira sem brasa/sou eu assim sem você" com a volta dos sobreviventes para a Terra do consumismo, ganha uma passagem pra Floripa. =


Nathália Geraldo

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Adorei a crítica Na!!mto bem escrita e se eu jah naum keria ver o filme antes agora entaum...